FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) todos os anos oferece a opção de financiamento estudantil para cursos do ensino superior. O FIES cobre as depesas da faculdade e o aluno passa a pagar ao FIES apenas depois de formado.

Hoje mais de 1.500 instituições de ensino superior já aderiram ao FIES.

Ao solicitar o financiamento pelo Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (FIES), os estudantes que tenham concluído o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior.

A regra só vale a partir de janeiro de 2012 e foi publicada no Diário Oficial da União em portaria que altera artigos das portarias nº 01 e nº 10 de 2010.

O FIES já aceita aplicações para o financiamento estudantil sem fiador desde abril de 2011 e os juros caíram para 3.4%.

Outras Opções

Institições financeiras privadas também oferecem financiamento estudantil para estudantes que já concluiram o ensino médio e pretendem ingressar em uma universidade. Para maiores informações, entre em contato com uma instituição financeira credenciada na sua região.

Desenvolver um ranking com as melhores faculdades do país não é tarefa fácil. Primeiro porque órgãos diferentes avaliam as universidades de maneiras distintas. Além disso, muitas avaliações são voltadas a um curso específico ao invés da faculdade como um todo. Desta forma, desenvolvemos um ranking com as 50 melhores faculdades do Brasil baseado nos principais rankings disponíveis.

Rankings das Melhores Faculdades do Brasil

  1. Universidade de São Paulo
  2. Universidade Estadual de Campinas
  3. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro
  5. Universidade Federal de Santa Catarina Brasil
  6. Universidade Federal de Minas Gerais
  7. Universidade de Brasilia
  8. Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  9. Universidade Estadual Paulista
  10. Universidade Federal do Paraná
  11. Universidade Federal da Bahia
  12. Universidade Federal Fluminense
  13. Universidade Federal de Pernambuco
  14. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  15. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  16. Universidade Federal do Ceará
  17. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  18. Universidade Federal de São Paulo
  19. Fundação Getulio Vargas
  20. Universidade Federal de São Carlos
  21. Universidade do Vale do Rio Dos Sinos
  22. Universidade Federal de Santa Maria
  23. Universidade Federal de Viçosa
  24. Universidade Federal de Goiás
  25. Centro Universitário Senac Servico Nacional de Aprendizagem Comercial
  26. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  27. Universidade Federal do Pará
  28. Universidade Estadual de Maringá
  29. Universidade Federal da Paraíba
  30. Universidade Federal de Uberlândia
  31. Universidade Estadual de Londrina
  32. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  33. Universidade do Estado de Santa Catarina
  34. Universidade Federal do Espírito Santo
  35. Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  36. Universidade Federal de Juiz de Fora
  37. Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  38. Senac São Paulo
  39. Universidade Regional de Blumenau
  40. Universidade de Fortaleza
  41. Universidade Federal de Campina Grande
  42. Universidade Federal de Lavras
  43. Universidade Católica de Pelotas
  44. Universidade Metodista de São Paulo
  45. Universidade Federal do Rio Grande
  46. Universidade Presbiteriana Mackenzie
  47. Universidade Luterana do Brasil
  48. Universidade Católica de Brasilia
  49. Universidade Estácio de Sá
  50. Universidade Anhembi Morumbi

Todos os anos, milhares de estudantes que concluíram o ensino médio começam a árdua preparação para o vestibular. Vestibulares mais concorridos exigem que os estudantes estejam não apenas preparados para as difíceis questões de história, biologia ou matemática, como também informado sobre os últimos acontecimentos do mundo que parecem ser cada vez mais exigidos nos vestibulares.

Veja abaixo 6 dicas para se preparar para o vestibular e conquistar aquela vaga na universidade dos seus sonhos.

Estude

Pode parecer redundante falar em estudar em época de vestibular, mas de fato apenas uma minoria dos estudantes prepara-se efetivamente para esta prova tão importante. Em cursinhos de todo país, somente cerca de 20% dos alunos estudam o suficiente para concorrer ao vestibular. Esta informação por si só já lhe dá uma vantagem competitiva.

Separe 2 a 3 horas por dia para estudo exclusivo para o vestibular caso esteja prestando provas de dificuldade baixa, como faculdades particulares com um número relativamente baixo de candidatos por vaga, cursos com pouca procura ou muita oferta de vagas. Dedique 5 a 6 horas para faculdades com exames de dificuldade média e acima de 7 horas para provas de alta dificuldade.

Cursinhos ajudam bastante, mas lembre-se que é importante estudar pelo menos 1 hora para cada matéria estudada em classe no dia após as aulas.

Informe-se

Muitas questões do Enem e Vestibular estão cada vez mais exigindo conhecimento das últimas atualidades. A internet tem sido uma excelente ferramenta para estudantes se atualizarem sobre o que acontece no mundo, mas nada de passar horas no Facebook! Separe pelo menos 30 minutos por dia para ler os principais jornais e as notícias que são destaque no Brasil e no mundo.

Este conhecimento pode ser exigido não somente nas questões, mas também nas provas de redação.

Escreva

É muito difícil um estudante ser aprovado em um vestibular exigente sem dominar a escrita. Separe pelo menos 2 horas por semana para pôr em dia sua redação. Leia as colunas dos mais conceituados jornais para se familiarizar com o modo de escrita e os modelos de dissertação dos principais colunistas do Brasil.

Contudo não basta apenas ler. Separe um tempo para colocar em prática a sua redação. Escreva pelo menos uma redação por semana e, caso esteja estudando em um colégio ou cursinho, peça ao seu professor que corrija as suas redações. Caso esteja estudando por conta própria, há diversos sites que oferecem este tipo de serviço de correção de redações.

Revise

Estudar é importante, mas revisar é fundamental. A revisão irá fixar em sua mente conceitos estudados durante o ano. Revisando você perceberá o quão familiarizado está com a matéria e poderá focar seus esforços em áreas nas quais precisa melhorar.

Não perca muito tempo em tópicos que você não tem o menor conhecimento ou esqueceu de estudar. O período de revisão é importante para rever conceitos já aprendidos. Pratique, faça exercícios das matérias estudadas e simulados para medir o seu desempenho.

Não se assuste se o seu desempenho nos simulados for inferior ao esperado. Geralmente os estudantes obtém um resultado cerca de 10 a 15% melhor no vestibular do que o obtido nos simulados.

Persista

Sabe aquele amigo que começou o ano estudando com você e desistiu no meio do caminho? Ele representa a maioria dos estudantes que estão disputando uma vaga nas melhores universidades. Devido à alta dificuldade de ingressar em algumas instituições de ensino superior, muitos estudantes desistem ou optam por faculdades com vestibulares menos exigentes.

Persista e não desista. Pode ser exaustivo e lhe privar de muitas outras coisas interessantes que você gostaria de fazer, mas lembre-se que o seu futuro profissional depende disso.

Descanse

O pico do desempenho de qualquer estudante só é atingido após um bom período de descanso. Não é de se admirar que muitos dos primeiros colocados nos principais vestibulares simplesmente deixam de estudar completamente uma semana antes do exame para descansar e exercer outras atividades relaxantes como caminhar, praticar esportes ou simplesmente descansar a mente.

Durante seu período diário de estudos, descanse a cada intervalo de 2 horas. Tire 15 minutos para tirar sua mente dos estudos e exercer outra atividade que irá refrescar a sua mente.

Após as aulas descanse, tenha uma noite de sono entre 7 e 9 horas de descanso e procure não pensar muito nos estudos perto do horário de dormir.

Seguindo estas dicas tenho certeza que você conseguirá uma vaga na tão sonhada faculdade. Bons estudos!